Temperos

Ervas


Salsa - Salsa é uma das ervas mais conhecidas e utilizadas na culinária. A salsa intensifica os sabores e é usada em sopas, estufados, carnes, peixes, verduras, temperos, molhos e recheios.

Cebolinha - Tanto crua como cozida é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial em manteigas, queijos cremosos, molhos, massas, carnes, peies e pates.

Coentro - "Primo" da salsinha, o coentro tem aroma e sabores mais fortes, característicos, muito usado na culinária nordestina e preparo de peixes.

Manjericão - De aroma marcante, erva é usada no preparo de pizzas, omeletes, saladas, massas, assados, molhos, queijos, carne, azeites aromáticos, entre outros. Deve ser utilizado no final do prato pois com o calor, perde o sabor.

Orégano - Mais conhecido em sua forma seca, porém fresco tem aroma e sabor ainda mais marcante. De sabor característico em pizzas, mas ainda pode ser utilizado em pratos a base de queijos, molhos, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, ovos. Grande aliado na culinária Italiana e Grega. 

Sálvia - não muito conhecida, a erva fresca é muito utilizada  com carnes gordurosas  como porco e pato.  Muito usada com vitela e aves. Porém sua utilização vai mais além, com cebolas, tomates, berinjela, queijos (principalmente frescos), pães, massas, entre outros.

Alecrim - Uma das ervas de sabor mais flagrantes, deve-se tomar cuidado para não exagerar. Muito utilizada no preparo de vinagres e azeites aromatizados, conservas. Utilizado em peixes, carne de porco, aves, vegetais, frequentemente combinado com batata, abobrinha, berinjela e tomates. 

Tomilho - "Primo" do orégano, porém não tão conhecido. Versátil, suave de sabor agradável ela pode ser amplamente utilizada.  Aromatiza carnes, guisados, tempera alimentos cozidos no vinho, pates, molhos e pães. Vai bem com peixe e frango, saliente sabor da manteiga, tempera queijos, compõe molhos, excelente tempero para  carne principalmente as mais gordurosas, pois ajuda na digestão. 

Hortelã -  Pode ser utilizada tanto em pratos doces como em salgados. É amplamente utilizada na cozinha da Turquia, Oriente Médio e Vietnã. Entra no preparo de molhos e geleias para acompanhar cordeiro, batatas, ervilhas, cenouras, carne de porco e chás.

Louro - Devido seu aroma forte, a quantidade deve ser bem dosada, para que não camufle o aroma e sabores de outros ingredientes. Vai bem em qualquer tipo de prato salgado desde que bem dosado. Seu uso é adequado em pratos que exigem cozimento longo, pois seu óleo essencial é liberado lentamente.


Ervas de Provence




Uma dica se você tiver um pouquinho de espaço é fazer o cultivo desses temperos em casa, são de fácil cultivo. E tem um sabor todo especial colher e utilizar na hora do preparo do prato, tudo bem fresquinho.




Especiárias


Açafrão - É a especiária mais cara do mundo. Indispensável em risotos, paellas, em molhos, patês, pratos de frutos do mar e na panificação.


Anis Estrelado - Fruto em forma de estrela. Aroma semelhante ao da erva doce, porém mais forte. Utilize em carnes de porco, pato ou galinha, vegetais variados, pratos de peixes e mariscos. Também em pratos doces como o arroz doce, pudins, bolos e licores.


Baunilha -  Fava de baunilha, fornece um dos mais finos sabores da culinária. Em cremes, bebidas e massas, utilize a parte interna da fava. A casca utilize em liquidos, como aroma de baunilha e também para fazer açúcar vanilado.


Beterraba em pó - Ideal em caldos e na confecção de massas coloridas.  


Canela -  Fragrante e ligeiramente doce, é umas das mais versáteis na culinária. Use-a no preparo de pão doce, chocolate quente, ponche, conservas, pudins ou polvilhando sobre frutas quentes.


Cardamomo -  É essencial na culinária indiana, usado no tempero de arroz, sopas, carnes, na panificação, bolos e cremes. Também aromatiza licores, bebidas e caldas.


Cominho -  Use em massa para pães, no tempero de coxinhas, croquetes, sopas, assados.


Cravo da Índia -   São usados alem do sabor, para decorar pratos, ornamentam presuntos, frutas, carnes. Use em bebidas, bolos, recheios. 


Curry em pó -  "pimenta vermelha, coentro, cominho, feno grego, mostarda, pimenta do reino, louro e macis" A mais famosa mistura indiana. Deve-se utiliza-lo em receitas onde o sabor forte e pungente é bem vindo, como no preparo de ovos, sopas, peies, carnes, aves e vegetais.


Endro-  Planta aromática, sementes utilizadas em pickles, pães, carnes guisadas, raizes coloridas, pratos com peixes. Folhos vão bem com cremes de queijos, omeletes, molhos, sopas frias, marinados de salmão.


Erva doce -  Com sabor aromático forte e odor poderoso, é usada em confeitaria, licores, currys, peixes, lagostas e mariscos. Também em molhos a base de tomates.


Espinafre em pó -  É ideal em caldos, na confecção de massar coloridas, souflés, recheios e tortas.


Gengibre - Inteiro é usado em picles, caldas, quentão. Em pó usado em biscoitos, chás, pudins, massas, doces, molhos, carneiro, porco, aves. 


Mostarda -  Suas sementes são usadas no preparo de pickles, legumes, carnes, molhos, saladas, batatas, repolho. Em pó use em carne grelhada, pratos com ovos e queijos.


Nós moscada -  De saborr doce, quente e levemente picante, saboriza pratos doces como: bolos, tortas, biscoitos, donuts, waffles, E salgados como: molho branco, carnes e legumes.


Paprica - Salpique-a sobre peixes, carnes, canapés, batatas, ovos mexidos e em pratos como goulash, galinha e vitela, arroz, ensopados e saladas.


Pimenta do reino -  Salpique em saladas, carnes vermelhas, peixes e praticamente todos os pratos salgados onde uma leve ardência se fizer necessária. O ideal é ser moída na hora da utilização 









Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...