quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nhoque de inhame com molho de espinafre

Bom aqui estou em um clássico dia que não tem nada na geladeira e na dispensa. As únicas coisas que eu tinha era espinafre, inhame, arroz integral, nabo e repolho roxo.  Bom o que fazer com isso? Bom ai rola a criatividade. No final resolvi fazer nhoque de inhame com molho de espinafre, tudo adaptado e foi saindo na momento. Fazer a janta foi uma loucura, Felipe esta trabalhando a noite, fazendo freelance e eu sozinha com as meninas, as duas agitadas, Laura com a gengiva irritada toda hora choramingando, Sophia puxando minha saia, querendo atenção. Só acalmou na hora que comecei a fazer o nhoque e ela ficava roubando rs... 
Aproveitar um pouco que é uma receita com inhame e falar um pouco sobre esse tubérculo tão saudável.

Os Benefícios do Inhame 


O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).

A FOLHA PARECE COM A TAIOBA
É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.

EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO:
furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.

OS OUTROS NOMES DO INHAME
Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam.

COMA E AME!

Extraído do livro da autora, BOCA FELIZ & INHAME INHAME

E agora vamos a receita =) 


Massa 

  • 1 kg de inhame cozinho 
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga 
  • Farinha de trigo até dar o ponto

Passe o inhame no espremedor de batatas, misture a manteiga o ovo. Mexa bem e vá acrescentando farinha mexendo bem até dar o ponto na massa. O ponto é o nhoque não grudar na mão (pelo menos não muito). Faço rolinhos e corte no formato. 
Numa panela com água e sal, fervendo coloque os nhoques e retire quando os mesmo começarem a boiar na água, isso é um processo bem rápido. 
Coloque o nhoque no molho e sirva em seguida polvilhado com queijo parmesão ralado.

Molho de espinafre

  • 1 maço de espinafre 
  • 1 cebola ralado
  • 1 dente de alho bem picadinho
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 copos de leite 
  • 1 colher de sopa, bem cheia de farinha de trigo
  • 1 copo de creme de leite fresco
  • sal e pimenta a gosto

Em uma panela derreta a manteiga e nela refogue a cebola junto do alho, acrescente o espinafre e refogue até murcha. No liquidificador bata esse espinafre refogado, o leite, creme de leite e a farinha, bata por uns 2 minutos. Leve esse molho ao fogo mexendo sempre até engrossar e ficar no ponto desejado, acerte o sal e a pimenta, e pronto. 
Esse molho pode tanto ser usado com massas como é um ótimo molho para acompanhar por exemplo um filé de frango grelhado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...