terça-feira, 15 de maio de 2012

Apresentação e um mimo ...



Depois de tanto tempo vendo blogs e sites de culinária (já era um tipo de hobby), resolvi criar meu próprio blog ... fiquei dias com o meu marido pensando em um nome, sobre o que falar. Devo falar só de doces como era a Flocolate? Ou um blog envolvendo mais o dia  a dia, ou mais as meninas? Bom resolvemos então misturar tudo e saiu o "Cozinha mãe e filhas".

Minha cozinha é caseira, não tem nada de requintado. Acho que o item mais "gourmet" da minha cozinha é uma batedeira planetária já ficando velhinha. Adoro livros de culinária, existem tantos e tantos que tenho vontade de comprar, mas aos poucos vou aumentando minha humilde coleção, e lógico compartilhando aqui. 

Aqui encontrará receitas de diversos tipos, não sou vegetariana (já tentei) ... porém admiro e respeito quem é. Sou perfeccionista e chata, se erro uma receita posso ficar mal humorada e chorosa (meu marido, meu maior degustador,  que o diga rs).  Meu maior desafio na cozinha é  fazer pão, nunca fico satisfeita com o resultado. 


Cozinho por paixão, não por obrigação. Gosto de cozinhar  e hoje além disso tenho o objetivo de proporcionar uma alimentação natural e hábitos saudaveis para as meninas. Sophia esta aprendendo a comer de tudo, e eu aprendendo a fazer alimentos ricos em nutrientes e que ela aceite comer, Laurinha por enquanto só degusta pelo leite materno  rs... então daqui uns meses provavelmente verão aqui no blog uma sessão de papinhas. 

Pratos do dia a dia, doces (tenho paixão por fazer sobremesas, mesmo não sendo lá tão saudavel), bolos diferentes, reaproveito alimentos, e vivo brigando com a balança, então encontrarão receitas de diversos tipos aqui. Mas enfim com o tempo vocês iram conhecendo mais histórias, e mais sobre minha rotina, por hoje fico nisso e deixo um mimo de receita, que faz qualquer criança (e adulto também) se lambuzar  =) 




Cupcake de morango

Massa:

  • 125g de farinha de trigo 
  • 125g de açúcar 
  • 125g de manteiga (temperatura ambiente) 
  • 2 ovos
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha 
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio: 

  • 1 caixinha de morangos picados
  • 1/2 xícara de açúcar (ou a gosto)
  • 2 colheres de sopa de água

Cobertura:

  • 3 claras de ovo
  • 2 xícaras de açúcar 
  • 1 colher sobremesa essência de baunilha
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Massa:

No pote da batedeira (ou processador) coloque a farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovos, essência de baunilha, e o fermento em pó. Bata até ficar homogêneo (cerca de 5 minutos). Desligue, acrescente o leite e misture com uma colher. 
Na forma de cupcakes distribua as forminhas de papel, e coloque a massa até cerca de 1/3 da forminha (parece pouco, mas cresce bastante). Leve para assar em forno pré aquecido 180º por 15 min. Retire e deixe esfriando, de preferência em uma grade. 

DIca: se não tiver a forma para cupcakes, pode utilizar somente as forminhas de papel, porém coloque cerca de 4 forminhas juntas para que não deforme. 

Recheio:

Em uma panela coloque todos os ingredientes, misture e leve ao fogo até engrossar um pouco, desligue e deixe esfriar.

Cobertura:

Em uma panela, misture o açúcar, a baunilha e a água. Leve ao fogo  até ficar uma calda grossa, a ponto de fio (para testar levante a colher e derrube um pouco da calda, as ultimas gotas da calda iram cair e formar um fio com a colher). 
Enquanto isso bata as claras em neve, e sem parar de bater derrame aos poucos a calda feita, bata por 15 minutos. 

Recheio os cupcakes e distribua a cobertura.








3 comentários:

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...