terça-feira, 3 de julho de 2012

Almoço de domingo- Lasanha de brócolis e Frango assado com limão

Aqui o final de semana foi bem agitado. Sábado foi otorrino da Sophia que já falei a respeito no post anterior, a tarde fomos a aulinha de música dela e a noite fomos a uma pizza na casa de tias/amigas, no qual aproveitamos e convidamos as madrinhas de consagração da Laurinha (que ainda estão me devendo as fotos) chegamos em casa 1 hora da manhã, então fui adiantar o almoço do dia seguinte. Acabei indo dormir 3 horas da manhã apesar de tudo não muito fora do normal aqui. No dia seguinte acordamos as 8 horas para colocar tudo em ordem.
Almoço de domingo em plena terça feira, estou um pouquinho atrasada! Bom semana passada foi aniversário da minha avó materna, e convidei ela para almoçar aqui no domingo. Bom minha vó não come muito carnes, então comecei a planejar um almoço mais vegetariano, mas como meus pais viriam também resolvi fazer um frango também. Então o almoço ficou lasanha de brócolis, frango assado ao limão e salada de abobrinha, tudo bem leve. E de sobremesa fiz um bolo mousse de maracujá, mas esse fica pra outro post...
No domingo Sophia acordou cedo e ficou no agito depois que tomo mundo chegou, brincou, correu a diversão ... lógico que um pouco da babação fica pra cima da Laurinha, ainda mais porque a Laurinha parece que puxou bastante essa minha avó, Laurinha tem os olhos claros (penso que pode mudar, mas os 4 pediatras que ela já foi falaram que vai continuar azul) e minha avó tem os olhos bem claros, ela é descendente de alemão, então nem preciso explicar. E nunca nenhum dos filhos, nenhum dos 6 netos, nunca ninguém puxou isso dela, agora será que finalmente na bisneta? Então ela esta toda toda com isso. No final um almoço agradável, finalizado com um parabéns pra biza e  quando todos foram embora, fomos a outra festa, em um aniversário de uma Tia, pegamos o final da festa mas marcamos nossa presença =) 
Vamos a receitas de hoje, e quem quiser a receita da salada de abobrinha já tem aqui no blog. E as fotos nunca consigo tirar fotos decentes quando vem todos almoçarem aqui! Lasanha foi tirada fria, e o frango, queria tanto ter tirado foto dele inteiro...

Lasanha de brócolis

  • 3 maços pequenos de brócolis ninja
  • 300g de ricota fresca
  • 3 talos de alho poró 
  • 1 cebola 
  • 2 colheres de sopa de manteiga 
  • sal e pimenta a gosto
  • salsinha a gosto
  • 1 pacote de massa fresca de lasanha
  • Molho branco de sua preferência
  • 300g de parmesão fresco ralado

Cozinhe o brócolis com um pouco de sal, até ficar macio (não cozinhe demais), escorra e reserve.
Tempere a ricota com sal, pimenta e a salsinha, reserve.
Em uma panela derreta a manteiga e refogue a cebola com o alho poró picados, refogue até ficar um pouquinho transparente e acrescente o brócolis, refogue tudo, desligue e reserve. 
Em uma assadeira coloque o molho branco, uma camada de massa de lasanha, um pouco mais do molho, um pouco do refogado do brócolis, um pouco da ricota e polvilhe queijo parmesão sobre tudo. Agora repita, outra camada de massa de lasanha, molho branco, brócolis, ricota, queijo e faça até terminar os ingredientes, ou ficar quantidade de camadas desejada. Finalize com bastante parmesão por cima.

Para o molho branco utilize duas colheres de sopa de manteiga, 1 cebola, 2 colher de sopa de farinha de trigo. Derreta a manteiga refogue a cebola, acrescente a farinha e de uma fritada, acrescente aos poucos 1 litro de leite fervendo (ou um pouco mais) mexendo sempre para não empelotar, mexa até engrossar, no final acrescentei 100g de parmesão ralado e nós moscada moída.  E ta pronto, desligue =) 



Frango assado com limão

  • 1 frango
  • 1 limão
  • alho triturado
  • sal a gosto
  • pimenta do reino
  • 1 colher de sopa bem cheia de manteiga
  • 2 pimentões 
  • salsinha

12 horas antes de assar, fiz vários furos no frango coma faca e temperei o frango com sal, esfregando ao seu redor (e dentro também). E esfreguei por ele todo alho triturado bem fininho. Tampei e deixei na geladeira até a hora de assar. Na hora de assar arrumei o frango na assadeira, fiz uma mistura de manteiga com salsinha e esfreguei em todo o frango, polvilhei pimenta do reino moída por cima, coloquei 1/2 limão inteiro dentro do frango, cobri com papel alumínio e levei ao forno 200º até o frango fica bem macio (cerca de 50 minutos aqui) Retirei o papel alumínio e voltei ao fogo até começar a dourar. Retirei coloquei o pimentão picado, e temperado com sal e pimenta, ao seu redor reguei tudo com azeite e voltei ao fogo agora para terminar de dourar e ficar crocante. Quando estiver pronto retire do fogo e regue com o suco do meio limão que sobrou, deixe descansar uns 10 minutos e destrinche, ou se preferir leve a mesa inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...