quarta-feira, 20 de junho de 2012

Minha filha não toma vitamina, o que fazer?


Bom, já comentei aqui anteriormente a dificuldade de se dar qualquer tipo de medicamento para a Sophia, ela simplesmente é terrível com isso, agora imaginem minha cara quando a pediatra nova dela me mandou dar dois tipos de vitaminas para ela, um polivitamínico e uma vitamina de ferro, sendo que essa última seria 10 ml todo dia, tinha aspecto e gosto horríveis. Tentei dar a vitamina pra ela por uma semana, e assim se foi um frasco inteiro de vitamina inteiro cuspido, não tomava, tentei misturar em alimentos, em bebida, dar com a seringa, conversar "nadaaaa nadaaa nadaaaa", não aceitou de forma alguma. Então sendo assim pensei pô Sophia tem 1 ano e 10 meses, pesa 14 kg, 92 cm esta ótima nesse ponto; nos seus exames de rotina não deu deficiência de ferro, somente deu um pouquinho baixo, mas não abaixo do ideal, será que ouves de ficar dando um monte de vitamina a contragosto dela, porque não me esforçar e suprir esta vitamina na alimentação, afinal é os alimentos que nos dão as vitaminas necessárias. Na última consulta conversei com a pediatra, e ela concordou comigo, e me passou alguns alimentos, e a quantidade de vezes por semana a se oferecer, e assim estaria suficiente, a lista foi a seguinte: 

Oferecer diariamente:

  • Carne vermelha
  • Laranja
  • Beterraba
  • Grão de bico
  • Ervilha
  • Lentilha
  • Feijão
  • Verduras de folha verde escura
  • Leite

Quatro vezes por semana:

  • Gema de ovo


Duas vezes por semana:

  • Fígado de boi ou galinha

Outros alimentos:

  • Arroz integral 
  • Aveia

Bom é uma lista difícil de cumprir? Bom, eu não considero, Sophia é consideravelmente boa de garfo, tem algumas frescuras, mas com criatividade vamos contornando isso. Primeiro ponto que acho essencial, em tudo com crianças são os pais tem que dar o exemplo, não adianta ficar naquelas de "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Nossos filhos tudo querem nos imitar, Sophia demonstra isso claramente, coloca meus sapatos, quando estou passando maquiagem pega os pincéis e fica passando nela, pede pra passar batom, pega a escova e quer pentear meu cabelo, entre outras coisas... Então como você vai mandar seu filho comer certos alimentos se você não come, se isso não faz parte da sua alimentação? Meio confuso isso para uma criança!
Aqui em casa sempre consumimos bastantes frutas, legumes, verduras, peixes, carnes magras. Você abre nossa geladeira só tem verde praticamente, então Sophia sempre esteve adapta consumir esses alimentos, mesmo eles sendo disfarçados no meio na comida, mas vou ter que ser sincera em dizer que não fazia fígado, quando coloquei isso no cardápio Felipe quase teve um treco, falou que não comeria, falou mal até umas horas do pobre do fígado, e todos que eu comentava sobre isso se expressavam somente com uma “eca”. Mas eu bati o pé falei que faria e que todos aqui de casa comeriam, e assim foi, Felipe comeu, levou na marmita e ainda não achou tão ruim, e Sophia... Bom, Sophia comeu extremamente de boa, pegava tirinhas de fígado e saia comendo na maior naturalidade, sem uma caretinha sequer. 
Outro ponto que ouço muitos falarem, meu filho não come vegetais, legumes, não aceita, se tem isso na comida ele não come nada, bom acredito que isso possa realmente acontecer, mas será que não existem formas de disfarçarmos esses alimentos? Exemplos do que faço aqui:

-coloco beterraba raladinha no meio do feijão preto
-fazer almondegas, coloco cenoura, abobrinha, entre outros legumes tudo ralado bem miudinho, até mesmo espinafre já coloquei na almondega; 
-hambúrguer caseiro, da mesma forma que a almondega;
-vivo fazendo arroz de diversos tipos, com legumes e verduras;
-quando faço escondidinho, picadinho, coloco os legumes ralados bem fininho quase imperceptíveis;
-omeletes com legumes raladinhos 

Gente tem tantas opções, ai entra o que falei de usar a criatividade. Hoje por exemplo ela comeu fígado, feijão preto com beterraba, arroz e abobora gratinada com espinafre. 
Outras coisas... Tornar a comida atraente para a criança, na composição do prato, torne o alimento divertido para ela. Deixe a criança se interessar pelo alimento, participar quando você esta preparando (lógico que com os devidos cuidados com a segurança dos pequenos) muitas vezes Sophia enquanto faço comida rouba algumas coisinhas e fica experimentando, beliscando, deixo Sophia mexer no alimento, em uma massa entre outras coisas. Tudo isso ajuda e aos poucos vamos colocando todas as vitaminas no prato. Semana que vem estarei inaugurando a sessão pratos da Sophia, onde toda semana colocarei fotos de como foi a alimentação dela no decorrer da semana, como ela aceitou os alimentos e dicas, aguardem logo logo =) 
Coisas que eu assumo que erro na alimentação da Sophia, desde que Laurinha nasceu perdi o costume de sentar ela pra comer na mesa, e acaba comendo na frente da televisão; e o fato dela não ter horários fixos para comer, gosto de esperar meu marido chegar para comermos todos juntos, e isso deixa o horário bagunçado, pois ele não tem um horário certo para chegar; e por ultimo a deixar acordar tarde, isso pode atrapalhar e muito. Bom, essas são grandes defeitos meus com ela, mas que pretendo aos poucos ir corrigindo. 
E para finalizar esse post, a receita do temido fígado! E se algum leitor tiver dicas a mais esteja à vontade =)



Ingredientes:
  • 400g de fígado de boi 
  • Leite o suficiente
  • 3 cebolas cortadas em rodelas 
  • 2 cebolas passadas no processador ou liquidificador, ficando bem fininha, tipo um creme.
  • 1/2 xícara de vinagre branco
  • Azeite
  • Salsinha a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Pique o fígado em tiras coloque em uma travessa e cubra com leite, deixe assim por cerca de 20 minutos. Em uma panela coloque azeite e frite levemente as cebolas em rodela, coloque o fígado e deixe-o fritar, até ficar bem passado (sem estar mais com aquela vermelhidão de cru). Quando estiver assim coloque as cebolas processadas e mecha bem, deixe fritar mais um pouquinho, até o liquido que se formou começar a secar, então jogue o vinagre e tempere com sal e pimenta, deixe dar uma leve secada no caldo e misture a salsinha e desligue em seguida. Agora só saborear esse alimento rico em ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...