terça-feira, 5 de junho de 2012

Especial Festa Junina - Bolo de fuba cremoso, com goiabada

Mês de junho lembra o que? Festas Juninas.. 
Queria tanto levar Sophia em uma festa Junina esse ano, vestidinha de caipirinha, iria ficar lindaaaa ia apertar muito rs, mas não conheço nenhuma legal aqui em São Paulo (se alguém tiver sugestões). Outro desejo que sempre tive, foi fazer uma festa junina, quando tinha somente a Sophia falava que quando resolvesse ter outro filho planejaria para que nascesse em junho/julho assim poderia fazer as festas temáticas arraiá! Mas Laurinha veio de surpresa e não foi nesses meses ... Enfim é um desejo meu, mas isso não me impede de fazer gostosuras juninas, e em festa junina isso é o que mais tem!
Então hoje inicio no blog um especial de festas juninas, no qual no decorrer do mês de junho vou ir postando diversas gostosuras típicas desta época. Para estrear um receita super simples, tão simples que fiz ela com a Laurinha no colo,  rápida e uma junção de sabores indiscutível: a parte inferior lembra um bolo normal em cima uma camada cremosa do bolo, e nele todo vários pedacinhos de goiabada, ótimo para o cafezinho ou até mesmo com um quentão nesse climinha frio que entrou agora.


Ingredientes:
  • 4 xícaras de leite
  • 4 ovos
  • 2 colheres sopa, de manteiga
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 ½ xícara de fubá
  • 2 colheres sopa, de farinha de trigo (peneirada)
  • 1 colher sopa, de fermento em pó
  • goiabada em pedaços  (passados em farinha de trigo)
  • Açúcar e canela para decorar

Modo de preparo:

Bata os ovos, o leite e a manteiga no liquidificador por 5 minutos no mínimo. Em uma vasilha despeje essa mistura, acrescente o açúcar e mecha (na mão mesmo) e vá acrescentando os outros ingredientes e sempre mexendo. Por ultimo acrescente o fermento em pó, e agregue. 
Coloque em uma forma, untada e enfarinhada essa massa do bolo (ela é bem liquida mesmo) e espalhe os pedaços de goiaba delicadamente pela massa (os pedaços afundam mesmo). 
Leve para assar em forno pré aquecido 180º por cerca de 35-40 minutos, não mais do que isso, se não o bolo não ficará cremoso. Retire do forno, espere esfriar e sirva =)

4 comentários:

  1. Aiiiiiii, vou ter que fazer todas essas receitas qdo puder! rsrs Bru, coloca uma receita de canjica?? Lembra na comu como falávamos da canjica antes dos bebês nascerem?!! Adoro!!!! Giuli

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar Giuli coloco sim, ta aqui na minha lista do especial junina =)
    Claro que eu lembro kkk comemos canjica, e um monte de coisa com millho, entre outras coisas ... pra dar mais leite kkkk

    ResponderExcluir
  3. Ola, boa tarde!
    Talvez tenha algo errado com a receita. 4 xicaras de leite para 2 colheres de farinha de trigo nao seria desproporcional, nao? Ainda que tenha 1 xicara e meia de fuba.
    Eu fiz e ficou muuuuuuito ralo. Acabei tendo que incrementar/adicionar mais ingredientes para tentar salvar a receita.
    ACREDITO QUE O ERRO TENHA SIDO NESSA (des)PROPORCIONALIDADE.
    Wanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não a proporção esta correta o bolo ele é beeeem liquido mesmo, na própria receita em pondero que a massa é bem liquida mesmo não precisava de mais ingredientes para "salvar" ;)

      Ele não é um bolo com textura normal ele é um bolo de fuba bem cremoso, fica bem liquido no forno cresce pouco também, mas fica em um meio termo entre uma textura de bolo e textura de pudim.

      Atenciosamente

      Bruna

      Excluir

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...