segunda-feira, 11 de junho de 2012

Especial Festa Junina - Canjica

Fala sério e essa chuva que voltou? Não aguento mais isso, tenho uma pilha enorme de roupas pra lavar, lavo e não seca, tem demorado 2 - 3 dias pra secar aaaah assim não dá né, essa época temos como característica o frio, aquele friozinho gostoso que você fica agasalhado, embaixo das cobertas, se puder perto de uma lareira ... ou até mesmo no meu caso é uma delicia ligar o forno, a cozinha fica quentinha. Mas chuva? Não dá né, como vamos aproveitar as festas juninas desse jeito ^^ ... ow aí de cima, chega de chuva por favor vai!
Bom mas apesar de tudo ta friozinho, e no clima de festas juninas, comer uma canjica quentinha huuuum é maravilhoso né. 
Eu odiava canjica,  não podia nem ver, na realidade qualquer coisa com tanto leite (e ainda por cima tinha aquela lembrança da canjica que serviam nas escolas). Não tomo leite, não gosto de leite, nunca gostei, nunca tomei (sério, depois que sai do peito da mamãe ela nunca conseguiu fazer eu tomar outro leite) enfim... e canjica pra mim era só leite. Até que Sophia nasceu, toda aquela neura da amamentação, coisas de mãe de primeira viagem achando que não ta sustentando que não é suficientes, a neura de fazer o leite aumentar rs, aprendi a comer canjica, mas a minha é diferente não tem gosto de leite!


Ingredientes:
  • 500g de milho de canjica
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 canela em pau 
  • 5 cravos da índia 
  • água suficiente 
  • 2 e 1/2 copos de leite
  • 2 leite condensado
  • 1 leite de coco
  • 120 g de coco ralado (usei o fresco, dá um sabor mais concentrado)
  • canela em pó a gosto

Modo de preparo

Deixe a canjica de molho em água por 12 horas, coloque na panela de pressão e cubra com bastante água (para não correr o risco de secar e queimar) adicione o açúcar, a canela em pau, e os cravos da índia deixe cozinhar por 45 minutos após pressão. 
Escorra a canjica e coloco em um panela, acrescente o leite, leite condensado, leite de coco, coco ralado e a canela em pó, mecha e leve ao fogo baixo, deixe no fogo baixo, mexendo de vez em quando para não queimar até que dê uma engrossada no caldo. Sirva polvilhado com coco e canela. 

Dica- Você pode dar uma diferenciada na receita, transformando em canjica de chocolate, basta quando a canjica tiver quente colocar pedacinhos de chocolate de sua preferência e mexer até derreter.  Temos também as variações com amendoim nesse caso não vai o coco e vai paçoca e amendoim   (semana que vem ta a receita aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...