sábado, 9 de junho de 2012

Especial Festa Junina - Nhoque de abobora com carne seca

Ai gente e esse frio que não passa, ontem meninas dormiram durante o dia inteiro praticamente, estavam numa preguiçaaa, acabei deixando, com esse frio quem não fica mais preguiçoso. Grande erro meu, a noite foi terrível! Sophia gritando que não queria dormir, quando finalmente consegui colocar Sophia pra dormir Laura com os olhos arregalados sem dar nenhum sinal de sono, mamava mamava mamava e começava a dar risada, mamava mamava mamava dormiu ufa, coloco no berço ... acorda... e assim se repetiu várias vezes quando já não aguentava mais, ela não queria mais mamar só estava la toda balbuciadora e sorridente, eu já estava capengando de sono. Então resolvi pegar a cadeirinha dela (aqueles tipo bouncer) que é onde ela fica durante o dia todo, super de boa, coloquei ela do meu lado na cama, e ela ficou ali deitada quietinha, até que finalmente dormiu sozinha, pena que ela não faz isso no berço, não aceita ficar no berço até dormir. 
Bom nessa brincadeira já eram 5 horas da manhã. E hoje dia preguiçoso? Que nada tenho uma casa inteira pra limpar, agora pouco estava la lavando o banheiro, dando aquela lavada mesmooo de esfregar tudo, quando estava terminando Sophia apareceu no banheiro, a bacia que ela toma banho estava cheia de água, ela não pensou duas vezes entrou de roupa e tudo! Então sentei la com ela dei um belo de uma banho e cuidei das madeixas enroladinhas. Agora esta aqui limpinha, lindinha  e quentinha e a mamãe escrevendo no blog e já vai correr pra finalizar o banheiro e partir pro resto da casa. 
Sorte que hoje o almaço já esta pronto (sobrou de ontem, e não vamos jogar fora né). Lembram que comentei que tinha uma abobora cabotiá estragando na geladeira, e havia "cozido" e reservado para alguma receita? Pois é ontem utilizei, fiz um nhoque de abobora e pra acompanhar um forte molho de carne seca huuuum ... combinação com uma carinha de Festa Junina... 


Nhoque de abobora

  • 2 xícaras de abobora cozinha e amassada (cozinhe no forno emburlhada no pape alumínio, assim não acumula água) 
  • 1 e 1/2  à 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • 100g de parmesão ralado
  • pimenta e sal a gosto

Se sua abobora amassada estiver fria, de uma esquentada nela. Misture todos os ingredientes, a farinha sempre aos poucos, sempre vendo o ponto da massa. Essa massa não é fácil de trabalhar como o nhoque de batata, ela é mais grudenta, não desgruda das mãos, se você colocar farinha até desgrudar das mãos terá um nhoque duro, bem duro! Então vá trabalhando com calma se não tiver habilidade para enrolar uma massa assim e cortar, trabalhe ela com duas colheres, como se fosse bolinho de chuva, e assim forme bolinhas e vá despejando direto na água preparada para o cozimento. 
Para cozinhar, coloque uma panela grande de água para ferver, coloque uma colher de café de sal grosso (ou refinado mesmo) um fio de azeite e vá colocando os nhoques um pro um, sem colocar um sobre o outro. O nhoque estará cozido quando ele boiar na água, retire com uma escumadeira e coloque ou já no molho, ou numa travessa desejada (regue um pouco de azeite sobre, para um não grudar no outro)


Para o molho de carne seca

  • 300g de carne seca dessalgada e desfiada (usei uma pacotinho de 500g, mas tinha tanta gordura que retirei que ficou com quase 300g) 
  • 5 tomates bem maduros sem casca picados
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado 
  • azeite
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • sal e pimenta a gosto

Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne seca e deixe refogar (aqui dei para Sophia provar, e ela não quis comer a carne desfiada, então passei no processador e ela ficou mais miudinha), quando a carne estiver refogada coloque os tomates, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos (mexendo de vez em quando). Coloque o açúcar para quebrar a acidez e acerte o sal e a pimenta. 

Coloque o nhoque dentro desse molho pronto, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos coma  tampa fechada, em fogo baixo. Mexa de vez em quando para que não queime. Sirva polvilhado com queijo ralado de sua preferencia, usei queijo minas padrão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...