terça-feira, 5 de junho de 2012

Meu primeiro sorvete ...


Começo de semana, vamos deixar a casa em ordem, porque marido em casa no fim de semana com as meninas é sinônimo de zona. Colocando tudo em ordem, Sophia assistindo "Rio" (acho que ela não aguenta mais ver esse DVD, ta na hora de comprar alguns novos pra ela) Laurinha sentadinha na cadeirinha quietinha, com suas pausas para o mama, e assim vamos colocando tudo em ordem, mas ... que chuva é essa que começou ? Nhai isso me atrapalha e muito! Quintal fica sujo, não consigo lavar roupa, Sophia fica chata porque não pode ir no quintal, cachorra molhada entrando em casa, e ainda para ajudar cachorra revira todo o lixo da cozinha  ... Paciência, paciência, paciência... Enfim depois disso resolvi me prender mais na cozinha, arrumar os armários, organizar a geladeira, dar uma boa limpada, e assim fiz, cozinha limpinha.. agora só falta o resto da casa!
Hoje estou realmente cansada, sonolenta. As meninas me deram baile essa madrugada, Sophia estava terrível, corria pela quarto inteiro gritando, rindo, atormentando a cachorra, cheia de saúde graças a Deus. Laurinha mamona, não parava de mamar, e quando começava a ameaçar dormir, o barulho da Sophia acordava ela. E assim foi até 4 horas da manhã, quando finalmente dormiram e eu literalmente capotei, nem vi meu marido saindo para trabalhar. É só observarem essas fotos, que já eram quase 4 horas, e olha a carinha das crianças de quem iam dormir, a cachorra não aguentava mais a Sophia, queria dormir e ela não deixava, mas era até engraçado ver  a diversão da Sophia, tão gostoso ouvir ela rindo rs...  isso rendeu até um videozinho, assista aqui (não reparem nas qualidades, foi tudo feito pelo celular).
Mas enfim, lembram do bolo de limão siciliano? Como resolvi colocar o merengue sobre ele, me renderam sobras de gemas, e eu não queria jogar fora, e não queria fazer quindim! Então pensando em outras receitas, me veio na cabeça sorvete, fazia tempo que queria tentar fazer um sorvete caseiro, mas sempre deixava pra depois. Mas enfim chegou a hora, fiz o sorvete de baunilha, com 2 favas de baunilha (porque elas estavam miudinha, se não somente uma "carnuda" já seria suficiente). A consistência fica um pouco diferente do comprado pronto, e tem que tirar 30 minutos antes de servir se não ela é bem duro, sei que existem formar de deixar a consistência dele igual ao comprado pronto, com aquela cremosidade desde que sai do freezer, inclusive algumas maquinas "sorveterias".. mas isso vou aprimorando com o tempo e contando aqui =) ... Mas gente o sabor, o melhor sorvete de baunilha que já comi, o sabor da baunilha mesmo, não aquele sabor artificial, delicioso ... E pra acompanhar resolvi fazer uma banana caramelada. 


Para o sorvete:
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 150 ml de leite integral
  • 2 favas de baunilha, partidas e raspada
  • 7 gemas 
  • 1 xícara de açúcar 
Modo de preparo:

Misture o creme de leite, o leite e a baunilha (a parte interna e a fava em si também). Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver, desligue e deixe curtir por 30 minutos, passe na paneira e reserve. Em um vasilha bata bastante as gemas com o açúcar, e aos poucos acrescente a mistura aromatizada sempre mexendo. Quando estiver tudo bem homogêneo, volte para a panela e volte ao fogo baixo mexendo sempre, sem deixar ferver, mecha por cerca de 8 minutos, deve ser suficiente (para saber o ponto pegue a calda com a parte de traz de uma colher a passe o dedo, se formar a risca onde passou o dedo é porque esta pronta) desligue e o fogo e mecha por mais 5 minutos, coloque em uma travessa e coloque-a dentro de um pote com gelo e deixe esfriar completamente, mecha e leve ao freezer em um pote tampado, deixe no minimo 12 horas.
Obs. Tire alguns minutos antes de servir para ele dar uma leve amolecida.

Para a banana caramelada:
  • 6 bananas cortadas ao meio de comprido 
  • 1  xícara de açúcar 
  • 100 ml de água
  • 2 canela em pau 
  • canela em pó a gosto
Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo para caramelar, mexendo de vez em quando até formar um caramelo claro, então acrescente a água e a canela em pau (a calda de caramelo endurece mesmo) e deixe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até todo o caramelo se dissolver. Acrescente as bananas na calda e cozinhe por 5 minutos, desligue e deixe curtir por mais 5 minutos, coloque em um prato fundo polvilhe com a canela em pó e sirva com o sorvete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...