segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nhoque de batata ao sugo





Aqui final de semana foi beeem agitado, sábado monte de coisas para fazer e a noite uma festinha infantil, de uma priminha. Nossa sorte foi que o professor cancelou a aulinha de musica da Sophia se não ficaria extremamente corrido, e com isso aproveitei pra adiantar o almoço de domingo, arrumei a casa, fiz o nhoque e fomos nos arrumar para a festa, tínhamos somente 1 hora para isso, mas que bagunça se tornou. Dar banho nas meninas, tomarmos banho, todo mundo se trocar, troquei a Sophia ela foi à cozinha pegou a farinha e se sujou, então cismei que queria colocar um vestido nela e não achávamos uma meia-calça para colocar, estava frio, ela não podia ir só com o vestido, achamos a meia-calça, me deixa fazer minha maquiagem, calma não gostei da roupa quero trocar... E assim foi e chegamos mais de 1 hora atrasados na festinha, e antes sempre éramos um dos primeiros a chegar, incrível como quando você tem crianças tem que começar tudo bem mais cedo se não dá nisso.

Na festa alegria da Sophia, um monte de brinquedos, não parava minha princesa. Na piscina de bolinhas se afundava lá, só dava pra ver os cachinhos para fora, queria ficar no pebolim, nos carrinhos, no carrossel, queria ir em tudo, tanto é que fomos os últimos a ir embora da festa, ela não queria ir embora de jeito nenhum, principalmente depois que o salão ficou vazio e ela tinha tudo "para ela". Fomos embora era quase meia noite, então você pensa, chegaram em casa e capotaram! Que nadaaaa, Sophia estava num agito ainda, e Laura não estava tão diferente. Então aproveitei e continuei adiantando o almoço. Fiz o pudim de sobremesa, e deixei a carne recheada. E quando já eram 03h30min AM fomos deitar, ai sim literalmente capotaram principalmente o Felipe! Domingo tinha pouca coisa para fazer e esperar nossos amigos furões da semana passada, como brinquei com eles padrinhos furões (da Laurinha), mas bom eles vieram, já perderam o posto de furões. Mas enfim, quando acordei temperei a carne e coloquei para cozinhar, fui fazer um mousse de maracujá e nessa hora Sophia acordou e começou o "desastre". Nesse momento eu estava batendo com o mixer o mousse e fazer o suspiro italiano na batedeira. 

Ela chegou começou a me empurrar querendo atenção e em um vacilo o fio no mixer enrolou no batedouro da batedeira, sorte que desliguei rápido mais foi mousse por toda minha cozinha, mas consegui salvar um pouco e finalizei. Então fui lavar o quintal e deixei a carne cozinhando, ai me perdi no tempo lavando o quintal, quando vi já tinha passado 20 minutos do cozimento, desliguei a carne estava deliciosa, macia, mas com o cozimento a mais o recheio saiu e se desmanchava, mas estava ótima para comer apesar de tudo, deixei esfriar para poder fatiar melhor, fatiei e coloquei bonitinho em uma travessa de vidro, então quando chegassem era só esquentar, o nhoque estava pronto, tudo em ordem. 


Laurinha já havia acordado mamado, estava arrumadinha esperando os dinhos chegarem (ela ainda terá mais madrinha rs, depois explico isso direitinho, semana que vem). Quando chegaram coloquei o almoço para esquentar, primeiro o nhoque, quando já estava quentinho, fechei com papel alumínio reservei e coloquei a carne, estávamos no quintal brincando com as criança quando ouvimos um estrondo, fomos ver e a travessa de vidro havia estourado em pedacinhos dentro do forno, e assim já era uma carne (vontade de chorar) e o que nos salvou foi um frango de padaria rs. Enfim foi um almoço super agradável com pessoal especiais, e apesar de todos os acontecimentos desastrosos, até que estava tudo gostosinho.  Então no final ficou nhoque de batatas ao molho sugo, lagarto recheado  frango de padaria, saladinha. E de sobremesa pudim de leite e mousse de maracujá, hoje vou deixar aqui a receita do nhoque, depois coloco as outras (não reparem nas fotos, nem consegui tirar direito muitas foi com o que sobrou do almoço rs) 




Ingredientes:

  • 1 1/2 kg de batata Asterix (aquela rosinha)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 ovos caipiras 
  • 2 xícaras de farinha de trigo (ou o quanto baste) 
  • sal a gosto


Modo de preparo

Cozinhe as batatas, de preferência no vapor assim absorve menos água e terá um nhoque mais leve. Depois de cozidas amasse a batata, e coloque em um pote grande, acrescente a manteiga em temperatura ambiente os ovos e o sal, misture tudo muito bem e vá acrescentando a farinha até dar o ponto (quando você enrola uma bolinha na mão sem grudar). Quando estiver nesse ponto, pegue porções da massa e enrole tipo "minhoquinha" e corte formando o nhoque. Coloque em água fervendo para cozinhar, estará pronto quando o nhoque boiar na água. Coloque no molho e deixe cozinhar um pouquinho para absorver o sabor, ou se for fazer igual eu fazer primeiro a massa depoooois o molho, coloque em uma assadeira a massa já cozida e regue com azeite para que um não grude no outro e reserve até a hora de colocar o molho, quando colocar leve ao fogo (ou forno) para esquentar. 


Para o molho

  • 2 latas de tomates pelados
  • 1 lata de água 
  • Manjericão a gosto
  • 4 dentes de alho picadinho
  • 1 cebola grande picada 
  • Azeite
  • 1 colher de café de açúcar
  • Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo

Frite a cebola e o alho no azeite, e acrescente o tomate, a água e o manjericão e o açúcar deixe tudo ferver bem até o tomate ficar bem molinho. Nessa hora você escolhe se quer um molho bem homogêneo, ou um molho "pedaçudo”. Se quiser homogêneo bata tudo com um mixer, volte o fogo e acerte o sal e a pimenta. Se quiser mais pedaçudo, vá esmagando tudo com a colher mesmo, deixando cheio de pedaços de tomate, e também por ultimo acerte o sal e a pimenta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...